Simone Ribeiro

Sou natural de Porto Alegre – RS, Brasil, onde conclui o bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em 1984, tendo por professores aquarelistas de renome internacional, como Carlos Mancuso e Yeddo Titze.

Iniciei minha formação como ilustradora botânica no Rio de Janeiro, sob a orientação da ilustradora Dulce Nascimento, no ano de 1994, e, desde então, venho aprimorando minha técnica nessa arte, ao mesmo tempo em que tento me expressar de maneira mais livre por meio de aquarelas artísticas, em que apresento minhas impressões pessoais sobre lugares onde morei e épocas que eu vivi, simbolizadas em paisagens e objetos representados em traços às vezes rápidos, outras vezes mais atentos aos detalhes, mas sempre com o cuidado de privilegiar o belo.

Tenho muito orgulho de ter introduzido a técnica da ilustração botânica na cidade de Curitiba, que hoje é sede do Centro de Ilustração Botânica do Paraná – CIBP, uma associação de ilustradores reconhecida como uma referência nacional nessa técnica. Continuo ainda hoje dando orientação a alunos na fase de aperfeiçoamento em ilustração botânica nesse centro.

Outra atividade a que dei início recentemente é a decoração de louças industrializadas. O jogo de louças modelo “Giardino”, da empresa Porcelanas Germer/ Polovi, do catálogo 2013, conta com imagens feitas por mim.

Em 2014, conclui, com distinção, o SBA Distance Learning Diploma Course, de Londres – UK, um curso de arte botânica realizado à distância, com tutores do mais elevado nível técnico e artístico. Atualmente, ministro aulas de aquarela artística em meu Atelier em Curitiba e de aperfeiçoamento em ilustração botânica no CIBP.

Anúncios